Restaurante Cabeça de Toiro: Savel do Tejo.

sábado, março 25, 2006

Savel do Tejo.

Estamos a 902 dias do Centenário.

Está a decorrer o "Mês Do Sável", de 1 de Março a 15 de Abril, no concelho de Vila Franca De Xira, com participação de grande parte dos restaurantes do concelho.
Nós, Restaurante Cabeça de Toiro, este ano optámos por não nos juntar à iniciativa, mas confeccionamos o Sável por encomenda, deixando ao critério dos nossos clientes a opção de Sável congelado (oriundo do Canadá e que possui Certificado de Qualidade Sanitária) ou Sável fresco, proveniente da Zona de Salvaterra de Magos.
A nossa decisão teve como principal fundamento o facto de, já no ano de 2005, ter sido muito difícil encontrar Sável do Rio Tejo durante o mês de Março, uma vez que só se encontra Sável nas àguas do concelho no mês de Abril e fazer uma campanha de promoção de Gastronomia regional deve ser quando o concelho tem as condições de fornecimento dos produtos em campanha, e não com produtos oriundos de concelhos vizinhos ou mesmo de outros países.
Assim como consideramos que deveria existir um organismo no concelho que verifique o controlo sanitário dos produtos a utilizar nas várias campanhas gastronómicas do concelho.
Assim sendo, defendemos a existência de campanhas de promoção Regional (não só de gastronomia), desde que estas utilizem produtos locais como forma de trazer riqueza para o nosso Concelho.

Após a leitura de um artigo publicado no semanário "O MIrante" de 22 de Março, em que a notícia de capa diz "Manuel Do Vale diz que pescou 'milhões de sáveis' mas hoje não apanha nem um para amostra. O pescador de 74 anos vive do Tejo à 67 anos e responsabiliza a poluição pela morte do seu sustento". "Este pescador tem esperança de ainda pescar sável ainda no próximo mês".

Comments:
E não há uma imagem dum peixinho pra por aqui?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?